DASHER
Senti muita dificuldade... desde o momento de baixar o programa até mesmo em relação asua utilização na realização da atividade. Quando consegui me senti como uma aluno que realmente possui limitações físicas, sentindo na pele o que não passam alunos que não possuem nenhum tipo de tecnologia assistiva aos seus serviços. Porém, após terminar a atividade proposta no módulo 02 (Digitando sem Teclado: possibilidades do Dasher) vi o quanto podemos nos surpreender, superar nossos limites e aprender quando dispomos de recursos metodológicos como o DASHER.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEL
Módulo 2 - Introdução à Informática Acessível
_________________________________________________
Modelo para Relatório das atividades do aluno usando Tecnologia Assistiva
A seguir apresentamos um modelo para auxiliar na observação e análise da utilização de uma tecnologia assistiva por um aluno. Este modelo de relatório oferece apenas alguns parâmetros que podem ser adaptados de acordo com os objetivos do professor.
Professor: SABRINA BEZERRA CARNEIRO
A. Aluno: EROS*
1) Perfil do aluno: quem é; tipo de necessidade especial; nível de escolaridade; dificuldades e/ou facilidades;
Eros* e´um menino com 13 anos de idade;esta matriculado no 3º ano do ensino fundamental,mora na zona rural do município e apresenta um quadro de paralisia dos membros inferiores , também de um dos braços e tem crises convulsivas...e´uma criança agitada,apesar de falar muito pouco ( ele também tem problemas de fala). Ele por morar na zona rural faz uso do transporta escolar,viajando diariamente cerca de 20 km. Podemos contar com a participação da família,que e presença constante na escola. As maiores dificuldades apresentadas pelo aluno são as referente a comunicação.
2. Descrição da atividade planejada pelo professor (proposta, intenção, dinâmica...).
A atividade proposta foi a criação de um texto sobre as plantas. Como o aluno tem dificuldades p/ falar, optamos pelas placas de comunicação e criamos um “texto/imagem”(onde substituímos as palavras por imagem...uma espécie de carta enigmática.
Com esta atividade espero melhorar o elo de comunicação entre o aluno e a turma,facilitando a participação do mesmo na atividade(que será em grupo).
3. Tecnologia Assistiva escolhida
Escolhi as placas de comunicação alternativa.
B. Reflexão sobre a experiência:
1. Dúvidas, facilidades e dificuldades no manuseio da tecnologia por parte do aluno
A princípio,senti uma certa angustia,uma vez que o aluno apresenta uma certa resistência a novas atividades...mas num segundo momento ele com a ajuda dos colegas consegui realizar a atividade com sucesso.
.2. Análise da produção do aluno: (qualidade do trabalho; estratégias, raciocínios, conceitos envolvidos...)
Apesar da resistência do aluna em executar a atividade,pude num segundo momento perceber que “ele”,não so entendeu a proposta do mesmo,como também o fez com entusiasmo.
3. Conclusões: (pertinência da atividade, considerações e comentários adicionais, etc.
A atividade que inicialmente parecia uma coisa simplória..tornou-se uma grande auxiliadora no processo de aprendizagem do aluno Eros*,a partir de agora procurarei aperfeiçoar ao maximo as atividades desenvolvidas com ele.
* NOME FCTICIO.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns pelo blog! Ficou lindo!!!
ResponderExcluirTenha uma ótima semana.